São tantos cursos, tantas emoções!!!

Professora formada em Pedagogia, Pós graduada em Tecnologias em Educação, Alfabetização e Gestão Escolar.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DE HOJE EM DIANTE, UMA NOVA META MEU TCC


A PUC-RIO foi fundada em 1941 por D. Sebastião Leme e pelo Pe. Leonel Franca, S.J., e reconhecida oficialmente pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946. Por Decreto da Congregação dos Seminários, de 20/01/1947, a Universidade recebeu o título de Pontifícia. De acordo com os objetivos fixados em seus estatutos, a PUC-RIO visa proporcionar aos seus alunos um ensino caracterizado pela busca da excelência e pela preocupação de assegurar uma formação completa da pessoa, inspirada numa visão cristã do mundo e geradora de um senso de responsabilidade e de serviço ao bem comum.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

DESCRIÇÃO Este curso destina-se, preferencialmente, a formadores/multiplicadores do Proinfo Integrado.

Ao final do curso,
você receberá o título de Especialista em Tecnologias em Educação,
pós-graduação lato sensu, de acordo com a resolução
12/83 - CFE pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de
Janeiro.


Modalidade O curso deverá ser oferecido na modalidade a distância e com carga horária de 400 horas, distribuídas em: 340 horas a distância (utilizando o ambiente colaborativo de aprendizagem e-Proinfo); 36 horas presenciais e assistidas introdutórias; 30 horas assistidas para a realização de oficinas; 24 horas a distância para a orientação.

Objetivos específicos
■Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar, apoiar e assistir ao uso/aplicação pedagógica das novas tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da federação;



■Desenvolver a competência tecnológico-pedagógica dos participantes para capacitar professores e equipes administrativas das escolas;


■Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias;



■Produzir conteúdos e projetos educacionais utilizando as diferentes linguagens e tecnologias (pedagogia da autoria);



■Atuar como agentes de mudanças educacionais;



■Usar a tecnologia e uso de mídias na educação de forma crítica e autônoma, de modo a capacitar professores, apoiar e assessorar o desenvolvimento de projetos e atividades em escolas e núcleos, planejar, administrar e avaliar projetos e experiências;



■Apoiar e promover o desenvolvimento de competências e habilidades tecnológico-pedagógicas de uso e gestão da tecnologia no exercício profissional nos NTEs, em atividades de orientação, assistência, gestão e formação de recursos humanos para escolas, secretarias de educação e outras instituições;



■Possibilitar o desenvolvimento de competências para: analisar e resolver problemas, criar situações de integração de mídias e tecnologias na realidade de sala de aula, elaborar e desenvolver projetos e atividades que integram conhecimentos de distintas áreas do saber e as tecnologias e mídias disponíveis, inclusive as novas tecnologias de informação e comunicação;



■Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento;



■Contribuir para o desenvolvimento de habilidades de articulação de processos de inter-relação, fazendo uso da competência emocional;



■Contribuir para a criação de condições que despertem nos profissionais a motivação para incorporação das mídias e tecnologias de informação e comunicação em suas práticas profissionais, apoio ao processo de planejamento tecnológico-educacional de escolas, assessoria pedagógica para o uso da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, acompanhamento e avaliação do uso pedagógico da tecnologia.

3 comentários:

mannys disse...

Seu tema é bastante interessante. Logo logo vamos começar a trabalhar nele... Abraço,

Nacir disse...

Olá Rosemary, temos muito trabalho pela frente...mas sou muito otimista: a realização dos TCCs da vida nos ensinam muito.
Ah, com certeza vou querer ter acesso ao seu trabalho porque ele será muito importante para todos os professores da Educação Infantil.
Abraços
Nacir

Carla disse...

Oie :) Desculpe a demora em aparecer mas finalmente consegui dar uma espiadinha por aqui, se precisar de algum help e eu puder ajudar é só bipar ;)
Beijocas