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Professora formada em Pedagogia, Pós graduada em Tecnologias em Educação, Alfabetização e Gestão Escolar.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Plano de aula Tempos verbais na 3ª pessoa do Plural


Título:


Tempos verbais na 3ª pessoa do plural


O que o aluno poderá aprender com esta aula


Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador.


Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas vezes, não condiz com a forma culta ESCRITA da língua portuguesa. Assim sendo, os alunos não possuem referenciais no seu dia a dia, onde o docente deverá trabalhar com afinco neste quesito.


Duração das atividades


2 aulas (4 horas) ou seja, duas horas por dia.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Há necessidade de que os alunos possuam os seguintes conhecimentos prévios:



  • Conhecimentos básicos em digitação e criação de tabela no editor de textos.
  • Estarem alfabetizados.

Estrutura Curricular


Ensino Fundamental Inicial | Lingua Portuguesa | Tempos verbais


Autor


Nome


Rosemary Paula Basso


Instituição


E.M.E.F. “Antonio Furlan”


UF


São Paulo


Estratégias e recursos da aula



  • 1º Dia:

Escreve-se uma frase na lousa e indaga-se aos alunos se sabem em qual tempo verbal a frase se encontra;


Ter uma conversa sobre o tema Tempo Verbais e Verbos, com questionamentos aos alunos;


Com a ajuda dos alunos, transpor a frase para o plural nos tempos verbais "presente", "passado" e "futuro", lançando-se da estratégia em colocar palavras que não se alteram, como algum nome próprio por exemplo;


Em seguida deverão, em duplas, no editor de textos do computador, no laboratório de informática, digitar seus nomes e passar as frases diretamente para o pluras, que a professora escreveu na lousa.


A professora, após o término da atividade da dupla, sentará ao lado da mesma e, com o auxílio da função "realce" do editor de textos, irá ler em voz alta e ir destacando todas as partes corretas de todas as frases digitadas, deixando em branco os erros.


Indagar a dupla para que descubram onde está o erro, e interferir nas suas dúvidas auxiliando-os, e acertando as palavras erradas, porém deixando a parte corrigida sem destaque, para possível consulta posterior e salvar em pasta de série e período dos alunos.



  • 2º Dia/aula:

O trabalho inicial é praticamente idêntico a aula anterior, relembrando-os a respeito de observar o tempo verbal das frases ao passá-las para o plural;


Relembrá-los também como se cria uma tabela e como se move pelas suas células.


Dar uma demonstração na lousa do que deverá ser feito no editor de textos, passo a passo.


Em seguida deverão, em duplas, no editor de textos do computador, no laboratório de informática, digitar seus nomes, criar uma tabela com 3 colunas e 11 linhas e na primeira linha de cada coluna deverão digitar: presente, passado e futuro, respectivamente.


A professora digita na coluna do tempo verbal "presente" na 3ª pessoa do plural os termos, porém a estratégia principal dessa aula, é de que uma dupla não "cole" as respostas da outra, devendo a professora digitar por ela mesma termos diferentes para cada dupla de alunos.


 


 


 


Dupla 1
















































PRESENTE


PASSADO


FUTURO


Eles ficam


 


 


Elas trabalham


 


 


Eles auxiliam


 


 


Elas fazem


 


 


Eles capricham


 


 


Elas memorizam


 


 


Eles beijam


 


 


Elas transformam


 


 


Eles confundem


 


 


Elas bagunçam


 


 


 


 


 


 


Dupla 2
















































PRESENTE


PASSADO


FUTURO


Elas improvisam


 


 


Eles editam


 


 


Elas indicam


 


 


Eles jantam


 


 


Elas penteiam


 


 


Elas produzem


 


 


Eles provocam


 


 


Elas misturam


 


 


Eles apontam


 


 


Eles temperam


 


 


 


Cada dupla digitará as respostas nos espaços em branco.


A professora, após o término da atividade da dupla, sentará ao lado dela e com o auxílio da função “destaque” ou “realce” do editor de texto, irá ler em voz alta e destacar todas as partes corretas de todos as termos digitados, deixando em branco os erros.


Indagar a dupla para que ditem para a professora qual a palavra certa para corrigir este ou aquele erro, a professora fará alterações, interferindo durante o processo, porém deixando a parte corrigida sem destaque, para possível consulta posterior e salvar em pasta da série e período dos alunos.


 


Recursos complementares


Um computador por dupla de aluno.


Avaliação


Observação constante da atenção e participação dos alunos na atividade proposta.


 


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